Porto News Net
Quinta-feira, 21 de agosto de 2014
home política turismo policial recados classificados contato
 
27/11/2012, 15h36 - Por

Nova lei exige atendimento de pacientes com câncer pelo SUS em até 60 dias


A presidente Dilma Rousseff sancionou uma lei, na última sexta-feira (23), que exige o atendimento de pacientes com câncer pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em até 60 dias.

De acordo com a nova lei, que entra em vigor em seis meses, o primeiro tratamento deve ser realizado assim que a pessoa receber o diagnóstico. Entre os procedimentos, estão: quimioterapia, cirurgia e radioterapia.

Mas para receber toda essa demanda, requer mudança em todo o sistema, como por exemplo, no processo de agendamento da consulta, pois há pessoas que esperam meses e, até mesmo, anos, para serem atendidas.

Inca aponta redução da mortalidade por câncer do colo de útero

São diagnosticados no Brasil 600 mil novos casos de câncer por ano. Para impedir que esses números aumentem, os especialistas afirmam que, além da tecnologia, é necessário a realização da consulta médica o mais breve possível.

No Brasil, o câncer representa a segunda causa de mortes. Dos 100 diferentes tipos da doença, os de maior incidência são os de pele, próstata, mama e pulmão.

Em 2011, foi feito um levantamento em que mostrou que o tempo médio de espera para iniciar uma quimioterapia no SUS é de 76 dias, enquanto que, o da radioterapia, a espera é de quatro meses.

Já em outros países, como Inglaterra e Irlanda, o tempo de espera para o tratamento contra o câncer é de, no máximo, 30 dias.

 

TEMPO


contato@portonewsnet.com.br
Av. Dos Navegantes, nº 560 - Centro - Porto Seguro - Brasil - Cep: 45810-000
©2009 Todos os direitos deste site estão reservados a PORTO NEWS NET