Porto News Net
Quinta-feira, 31 de julho de 2014
home política turismo policial recados classificados contato
 
31/05/2010, 13h25 - Por

Sinusite nunca mais


Quando chega o inverno e a humidade dá uma trégua, chega até nós micróbios que causam a sinusite. E ai vem as congestões nasais, a dor de cabeça. Para esse problema irei fornecer a vocês algumas saídas para esse mal. Nesta época do ano é normal as pessoas tirarem os casacos que antes estavam no guarda-roupa e começar a ficar em lugares fechados. E com o clima frio e seco vem os problemas nasais.

Nestes casos os melhores lugares para proliferação de bactérias e vírus são os lugares fechados. Sendo assim as doenças respiratórias começam a aparecer como uma epidemia em nosso meio. Resfriados, gripes, rinites vem com força total deixando as vias aéreas expostas a toda e qualquer tipo de inflamação. Sendo assim basta apenas um micro-organismo aproveitar a brecha que a fragilidade pelo clima causa para vir a sinusite ou rinossinusite como é o termo técnico da doença. “É muito raro ocorrer a sinusite sem uma rinite”, justifica Antônio Douglas Menon, otorrinolaringologista do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

As pessoas que já passaram por esse problema conhece muito bem as dores de cabeça, a horrível sensação do rosto parecer explodir, e sem contar a secreção esverdeada que sai do nariz. Mas a sinusite as vezes não da sinais claros. “Rouquidão e tontura também podem ser indícios”, exemplifica o otorrinolaringologista Fernando Chami, do Centro de Pequisa e Estudos da Medicina Chinesa, em São Paulo. Inclusive a dor de dente a sinusite pode provocar.

Esses desconfortos e dores são causados pelo fato das cavidades que se encontram no interior dos ossos, ao redor do nariz, dos olhos, da maça do rosto, entopirem. Aí entra a difícil tarefa de abrir caminho para o ar circular normalmente pelos seios da face. A ciência por anos vem trabalhando para desenvolver soluções para acabar de uma vez com esses males que atacam milhares de pessoas.
No Hospital Professor Edmundo Vasconcelos, na capital paulista, existe uma equipe que acaba de trazer aos Brasileiros uma cirurgia criada nos Estados Unidos. Essa cirurgia é muito parecida com o procedimento para desentupir artérias do coração. A sinuplastia com balão. “É mais uma ferramenta para combater a rinossinusite”, acredita o otorrinolaringologista João Flávio Nogueira, que já testou o método em 12 pacientes. Por ser uma cirurgia que agride menos que a tradicional, ela seria recomendada para idosos, crianças ou mesmo aquelas pessoas que não podem se expor a sangramentos.

“É importante frisar que a nova técnica não é a solução para todos os problemas”, pondera João Flávio Nogueira. Apesar da sinuplastia apresentar bons resultados, o método requer indicações precisas e nem sempre é a melhor escolha. Os pacientes que passaram pela cirurgia passam muito bem.


A cirurgia tradicional, que igualmente como a nova é guiada por videoendoscopia, continua ainda sendo eficiente para desobstruir os seios paranasais, para isso os tecidos que bloqueiam as cavidades são cortados e removidos. “Hoje, ela melhora a qualidade de vida dos pacientes em cerca de 85% dos casos crônicos”, aponta Renato Roithman, presidente da Academia Brasileira de Rinologia. As cirurgias só são realmente executadas nos casos mais graves, quando todas as tentativas de tratamento clínico ja foram testadas e falharam.

Para mais informações acesse os site -

www.hospitalsiriolibanes.org.br

 

TEMPO


contato@portonewsnet.com.br
Av. Dos Navegantes, nº 560 - Centro - Porto Seguro - Brasil - Cep: 45810-000
©2009 Todos os direitos deste site estão reservados a PORTO NEWS NET